Todos sabemos que o cinto de segurança é um dos meios mais importantes e eficazes para reduzir o risco de acidentes. Tanto o condutor como os passageiros precisam estar de cinto de segurança, pois o dispositivo impede que, em caso de colisão, o corpo se choque contra o volante, painel, para-brisas ou, até mesmo, seja arremessado para fora do veículo.

 

Estatísticas

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2017, foram registrados 3.588 acidentes em que os ocupantes estavam soltos no veículo, resultando em 132 mortes. Ainda segundo as estatísticas, ao menos 4 a cada 10 pessoas trafegam pelas rodovias brasileiras sem o cinto de segurança.

Outra estatística é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, onde indica que apenas 7% das pessoas têm costume de utilizar o cinto de segurança no banco de trás.

 

Banco de trás

Como citado anteriormente, poucas pessoas utilizam o cinto de segurança no banco de trás, alegando ou acreditando que o risco é menor por ter bancos na frente. As mesmas ignoram o fato de que podem ser arremessadas para fora do veículo ou contra as pessoas que estão na frene.

É importante lembrar também que, em uma colisão, o corpo de uma pessoa ou qualquer outro objeto que esteja no veículo pode chegar a pesar pelo menos 35 vezes o seu peso em circunstâncias normais.

Outro dado que pode nos levar a refletir é de um hospital em Brasília, o qual indicou que, diversas vítimas fatais de acidentes de trânsito que estavam no banco da frente poderiam ser evitadas se no banco traseiro todos estivessem de cinto.

 

Multa

O uso do cinto de segurança é obrigatório tanto no banco da frente como no de trás. O não uso é considerado infração grave com 5 pontos na CNH e multa de R$195.23.

Há também o caso das cadeirinhas para crianças – para ter melhores informações acesse aqui.

O cinto de segurança salva vidas! Não deixe de utilizá-lo.

 

Quer realizar o sonho da CNH? Venha para a autoescola Veneza!

➡ Matriz: Avenida Dom Pedro II, 785 – Nova Rússia☎ 3027-7777⠀
➡ Filial: Rua Comendador Miró, 1152 – Centro ☎3025-1516⠀

facebook.com/venezaautoescola

@venezaautoescola