Já não é de hoje que sabemos o quanto a revisão de veículos é importante. E não deve ser feita somente antes de viajar! Revisões só de “vista” também não são nada eficientes.

É preciso manter uma rotina de revisões, sempre verificando como estão os óleos, os pneus, os faróis, etc. Além disso, enquanto estiver na condução, é muito importante ficar atento aos sons do carro, efetividade dos freios e embreagem.

Pensando nisso, separamos uma lista básica de itens que você não deve deixar fora de sua revisão!

 

Embreagem

Teste a funcionalidade da embreagem sempre.

Geralmente, conjuntos de embreagem podem durar de 100 a 150 mil quilômetros rodados, porém, isso pode depender do quanto você utiliza o carro diariamente.

Freios

Certifique-se de que todos os componentes (discos, tambor, fluído, freio e pastilhas) estão funcionando perfeitamente.

Na condução, esteja atento a sons e vibrações anormais.

Pneus

Verifique o estado dos pneus diariamente, se há desgastes, ou se há objetos presos a eles. Esteja atento também sobre o alinhamento das rodas, que geralmente podem ser percebidas se há vibrações ou repuxes para os lados, mesmo andando em ruas retas.

Filtros de ar

Filtros de ar também possuem vida útil, afinal, eles são responsáveis por reter todas as impurezas que entram no veículo.

Luzes e faróis

Outra verificação que deve ser diária é referente às luzes e faróis. Elas devem funcionar perfeitamente, pois, caso não estejam, você pode ser multado.

Mas, muito além disso, é uma questão de segurança.

Óleos e fluídos

Os óleos e fluídos também precisam de revisão, pois eles são responsáveis por fazer toda a lubrificação e garantir o desempenho do veículo.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Continue nos acompanhando para ficar atualizado sobre dicas, leis e outras informações relacionadas ao trânsito.

Conheça nossa escola:

facebook.com/venezaautoescola

@venezaautoescola