A falta de atenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, ou seja, por negligência, imprudência ou imperícia.

Listamos abaixo algumas distrações que podem ser fatais no trânsito:

 

Mexer no rádio: aumentar o volume e trocar a estação parecem simples, certo? Saiba que 5 segundos podem ser fatais no trânsito. Pode ser o tempo de passar uma rua preferencial, perder o controle do volante, etc.

Atender ligações/responder mensagens: Muitos condutores acreditam que atender ligações no viva voz é uma grande solução. Mas, não é. A facilidade de se distrair na conversa é muito grande. Responder mensagens, mais ainda.

Programar GPS: Programe o GPS sempre antes de sair de casa. Apresentou problemas? Pare o veículo em um local seguro para configurá-lo novamente.

Cigarro: Assim como os itens acima, dirigir fumando não permite que você fique com as duas mãos no volante. Além de ilegal é extremamente perigoso.

Conversas paralelas: Alguns segundos olhando para o passageiro para conversar pode ser fatal. Mantenha o foco na via.

Sono: Se você não se sente bem, ou está com sono, não dirija. Diversas pesquisas já apontaram que uma pessoa com sono demora muito mais tempo para reagir a uma situação inesperada.

 

Transforme o trânsito! Faça a sua parte!

A Autoescola Veneza já atua há mais de 30 anos em Ponta Grossa (PR). Hoje é uma das autoescolas com maior índice de aprovação dos Campos Gerais.

Entre em contato e saiba mais!

Matriz: Avenida Dom Pedro II, 785 – Nova Rússia (3027-7777)

Filial: Rua Comendador Miró, 1152 – Centro (3025-1516)

facebook.com/venezaautoescola

@autoescolaveneza