A campanha Maio Amarelo surgiu com a proposta de conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e alertar sobre os altos índices de acidentes e feridos nas estradas do mundo todo. Atualmente, o Brasil está em 5º lugar entre os países com mais vítimas de trânsito do mundo.

Outras estatísticas apontam a negligência humana como uma das principais causas dos acidentes de trânsito.

Cientes disso, separamos algumas dicas relacionadas à segurança no trânsito. Confira:

 

– Cinto de Segurança: Além de ser lei, é comprovado que o cinto de segurança impede que você seja arremessado para fora do veículo, em caso de acidente, diminuindo os riscos de choque do seu corpo com outros objetos.

– Cadeirinha: Transportar crianças em veículo sem a devida segurança é infração gravíssima. As cadeirinhas de veículos variam de acordo com a idade. Para saber mais, confira a matéria no link: http://bit.ly/2UZleTZ

– Sinalização: E dever de todos respeitar as sinalizações horizontais e verticais de trânsito, que utilizam placas, símbolos, linhas, etc.

– Disposição: Dirigir ou pilotar com sono ou cansaço pode ser fatal. Portanto, descanse bem antes de pegar a estrada.

– Faróis: É imprescindível saber quando e como utilizar os faróis. A luz de posição deve ser usada para carga e descarga a noite ou baixe visibilidade no dia. O farol baixo deve ser usado a noite (para motos, durante o dia também) e o farol alto deve ser usado quando não houver nenhuma iluminação na via. Porém, quando outro veículo se aproximar no sentido contrário, diminua.

– Ultrapassagens: É importante ter muita atenção na hora de ultrapassar. Mantenha a distância segura, verifique se é possível ultrapassar, sinalize e só retorne quando o veículo ultrapassado apareça em seu retrovisor. Na dúvida, não ultrapasse.

– Preferenciais: Em ruas não sinalizadas, a preferencia existe. E ela será sempre de quem está à direita. Em rotatórias, a preferencia será sempre de quem está dentro dela. Para saber mais, acesso o link: https://glo.bo/2GxVIv5

– Distância de Segurança: Manter a distância de segurança do veículo à frente é imprescindível. Pois, o tempo de reação depende dela. A dica é ficar a dois segundos de distância, porém a velocidade também interfere. Quanto mais rápida a velocidade, maior o tempo de frenagem. Confira o link: http://bit.ly/2vmf2Xa

– Manutenção: De nada adianta saber tudo sobre direção defensiva, se a manutenção do veículo não estiver em dia. Avalie periodicamente o óleo e a água, as condições dos equipamentos, situação dos pneus, etc. Acesse o link e saiba mais: http://bit.ly/2W5SwgR

– Equipamentos (moto): Ao pilotar uma motocicleta, alguns itens são essenciais. Entre eles: Capacete, luvas, jaqueta, viseira e botas. Embora nem todos sejam obrigatórios, são indicados. Exceto o capacete, que além de obrigatório deve ser usado da maneira correta.