Seja por experiências traumáticas ou simplesmente por medo de se arriscar é que surge a insegurança de dirigir. O medo de pegar a estrada pode estar ligado à diversas situações e a ansiedade, infelizmente, é um dos maiores vilões.

A insegurança pode iniciar ainda na autoescola, principalmente na hora das provas teórica e prática. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nisso! Confira.

 

Mantendo a calma

Certifique-se de estar calmo antes de pegar o carro. Sabemos o quanto isso é difícil, portanto, respire fundo, pratique alguma atividade física, converse com pessoas importantes para você, escute música, etc. É importante ficar tranquilo e reduzir o nível de ansiedade ao máximo que puder. Se ainda está inseguro ou ansioso, dê mais um tempo para si mesmo.

 

Foco

Mantenha sempre o foco. Isso inclui distrações antes de dirigir e enquanto está dirigindo. Evite comentários alheios de mal gosto e foque em você. Na hora que estiver conduzindo, procure estar com apenas uma pessoa dentro do carro, de preferencia que tenha experiência no trânsito.

 

Traumas

Há inúmeros casos de condutores que passaram por experiências traumáticas e acabam tendo insegurança ao dirigir. Muitas vezes, os condutores começam a passar mal e até mesmo ter crises de ansiedade. Nestes casos, é preciso tratar esse trauma de forma segura e paciente, pois apenas “acreditar em si mesmo” pode não ser o suficiente. Uma saída é buscar profissionais e instrutores adequados para cada situação e trabalhar aos poucos a autoconfiança.

 

Quer realizar o sonho da CNH? A Autoescola Veneza possui instrutores capacitados, frota ampla e alto índice de aprovação. Entre em contato!

➡ Matriz: Avenida Dom Pedro II, 785 – Nova Rússia☎ 3027-7777⠀
➡ Filial: Rua Comendador Miró, 1152 – Centro ☎3025-1516⠀

facebook.com/venezaautoescola

@venezaautoescola