A maioria dos acidentes de trânsito são causadas por imprudência dos próprios condutores. Não existe uma fórmula que transforme o trânsito, porém, é tudo questão de harmonia entre os veículos e pedestres. Se cada um fizer a sua parte e começar a adotar bons hábitos, isso tudo pode mudar. E, adivinhe? A mudança começa por você!

Direção defensiva

Se trata de um conjunto de medidas que podem prevenir ou diminuir o risco de acidentes. Entre as principais dicas de direção defensiva está o respeito às sinalizações, como os limites de velocidade, preferenciais, semáforo, vias, etc.

Outra dica é estar sempre preparado. Se vai viajar para um lugar desconhecido, acesse o mapa ou GPS antes de pegar a estrada, pois, como sabemos, celular e trânsito não combinam.

Para finalizar, é essencial manter a calma. O trânsito pode ser um lugar estressante, mas o excesso de confiança somado à pressa pode ter péssimas consequências. Um descuido pode levar ao acidente de trânsito. Certifique-se de estar tranquilo e cuidar dos reflexos para fazer a melhor escolha

Exemplo

De nada adianta um pai tomar algumas cervejas antes de dirigir e exigir que seu filho nunca dirija bêbado. Tanto para as pessoas próximas, quanto para os outros condutores, é preciso ser exemplo. Respeite, espere e sinalize. Seus bons hábitos podem ser exemplos para outros condutores.

Hierarquia de responsabilidades

O CBT fez uma hierarquia de responsabilidades entre os participantes do trânsito. A maior responsabilidade cabe ao maior veículo e, portanto, motociclistas e pedestres se tornam mais vulneráveis. A hierarquia básica fica assim:

Caminhão/carretas – ônibus – carros – motocicletas – bicicletas – pedestres

 

Torne o trânsito um lugar mais seguro! Faça a sua parte.

➡ Matriz: Avenida Dom Pedro II, 785 – Nova Rússia ☎ 3027-7777⠀
➡ Filial: Rua Comendador Miró, 1152 – Centro ☎ 3025-1516⠀

facebook.com/venezaautoescola

@venezaautoescola