No trânsito há diversos tipos de sinalização, que tem o objetivo de indicar, advertir, regulamentar, entre outros. Geralmente, a primeira coisa que lembramos são das placas e faixas nas ruas, mas muitos não sabem qual a função de cada uma delas e suas respectivas nomenclaturas.

Por isso, preparamos essa matéria que traz todos os detalhes sobre as sinalizações de trânsito. Confira!

 

SINALIZAÇÃO VERTICAL

Esse tipo de sinalização refere-se às placas que são fixadas ao lados das vias, ou também, suspensas sobre elas. Dentro da sinalização vertical, encontramos três tipos de classificação.

Regulamentação – possuem fundo branco, tarjas em vermelho, orla em vermelho e símbolos/letras em preto.

Exemplos: PARE; dê a preferência; não estacione; não vire à direita.

 

Advertência – possuem fundo amarelo, orla interna preta, orla externa amarela e símbolo/letra em preto. Há também versões em laranja, como placas que indicam obras.

Exemplos: semáforo à frente; lombada; sentido duplo; trânsito de pedestres.

 

Indicação – possui versões em branco, azul claro, verdes e marrons.

Exemplos: brancas indicam rodovias e estradas; azuis indicam municípios/pontes/viadutos; verdes indicam sentidos; e as marrons atrativos turísticos.

 

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

As sinalizações horizontais utilizam linhas, marcações, símbolos e legendas desenhados sobre as ruas. O principal objetivo é organizar o bom fluxo do trânsito e complementar as sinalizações verticais.

Há uma extensa explicação sobre cada tipo de sinalização, porém, podemos dividir basicamente em 5 classificações:

Marcas longitudinais: linhas em branco ou amarelo, contínuas ou não, que são utilizadas para apontar o sentido da via e se há a possibilidade de ultrapassagem, por exemplo.

 

Marcas transversais: linhas e símbolos em branco ou amarelo que são utilizadas para incentivo de redução à velocidade, “dê a preferência”, travessia de pedestres, marcação de área de conflito e cruzamento, etc.

 

Marcas de canalização: linhas em branco ou amarelo que têm o objetivo de separar um fluo de tráfego por sentidos opostos, ou do mesmo sentido.

 

Marcas de delimitação e controle de estacionamento ou parada: símbolos e linhas que tem o objetivo de apontar onde se pode ou não estacionar, e de estacionamentos regulamentados, como para pessoa com deficiência e emergência.

 

Inscrições no pavimento: setas, símbolos e legendas que têm o objetivo de indicar, por exemplo, escolas próximas, serviços de saúde, siga em frente, retornos, etc.

 

 

DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO AUXILIAR

Geralmente utilizados para aumentar a visibilidade e indicar obstáculos. Encontram-se aplicados ao lado da via ou em obstáculos próximos à ela.

Os exemplos mais comuns encontrados são: balizadores de pontes, tachas, cilindros delimitadores, prismas, cones e painéis luminosos ou eletrônicos.

 

Caso deseje saber mais sobre todos os tipos de sinalizações, acesse o link:

http://www.transitoideal.com.br/pt/artigo/4/educador/49/sinalizacao-de-transito

 

Conheça a Autoescola Veneza:

facebook.com/venezaautoescola

@venezaautoescola

Matriz: 42 3027-7777

Veneza VIP: 42 3025-1516