Amigo caminhoneiro, vamos bater um papo? A manutenção preventiva é fundamental para o bom andamento do seu veículo, e para evitar possíveis problemas inesperados.

Como introdução, falaremos um pouco sobre os tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva.

A corretiva se trata de manutenção quando o problema já ocorreu. Seu objetivo é corrigir imediatamente problemas que inviabilizam o funcionamento do veículo.

A preditiva é baseada numa inspeção sistemática, analisando as condições reais do veículo, sem se basear em índices ou cronogramas antigos. Caso identifique algum problema, é possível planejar essa correção.

Já a preventiva, como o seu nome já diz, previne possíveis danos no veículo. Seu objetivo é monitorar e impedir falhas no desempenho. É o tipo de manutenção mais indicada.

Agora que já sabemos suas diferenças, vamos ao checklist:

 

Componentes Internos

  • Acionamento do Sistema de Embreagem;
  • Acionamento do Freio de Mão;
  • Acionamento do Pedal de Freio;
  • Extintor;
  • Luzes Indicativas e Painel.

 

Injeção Eletrônica

  • Diagnóstico de Injeção;
  • Velas de Ignição e Cabos de Velas;
  • Filtro de Ar;
  • Filtro de Combustível;
  • Limpeza de Bicos;
  • Limpeza do Corpo TBI e Corpo Borboleta.

 

Compartimento do Motor

  • Nível do Reservatório do Líquido de Arrefecimento;
  • Vazamentos e Mangueiras de Arrefecimento;
  • Correias e Tensores;
  • Nível de Óleo do Motor;
  • Vazamento de Motor.

 

Componentes Inferiores

  • Bandejas e Braços;
  • Pivôs;
  • Terminais de Direção;
  • Articulação Axial da Caixa de Direção;
  • Coifas das Homocinéticas e Caixa de Direção e lado do Câmbio;
  • Batentes, Coifas e Calços de Molas;
  • Coxim de Amortecedor;
  • Buchas da Barra de Direção e Barra Tensora;

 

Geometria

  • Alinhamento de Direção;
  • Cambagem e Caster;
  • Balanceamento de Rodas;
  • Calibragem de Pneus e Rodízio de rodas;
  • Desgaste da Banda de Rodagem (TWI);

 

Freios

  • Fluido de Freio e Nível do Reservatório;
  • Pastilhas, Discos, Lonas e Tambores;
  • Flexíveis de Freio;
  • Vazamento e Cilindros de Rodas Traseiro.

 

Escapamento

  • Escapamento;
  • Abraçadeiras e Coxins.

 

FONTES:

Gestran e Costa Teixeira Logistics